quinta-feira, 16 de abril de 2015

Como tratar gatos envenenados



Instruções

  1. Antes de saber como tratar um gato envenenado, há que saber reconhecer os sinais. Um gato envenenado irá salivar demasiado, apresentar perda de energia, vômito, convulsões e odor de substância química. Ao ver um gato neste estado depressa percebe que algo está errado, e neste caso é porque ele está sofrendo de envenenamento.
  2. Corra para o veterinário. Ele é a pessoa mais indicada para ajudar seu gato nesta situação, pois para cada tipo de veneno existe um solução diferente e quanto mais cedo agir, mais hipóteses tem de salvar seu animal.
  3. Se por alguma razão não tem possibilidade de se dirigir a um veterinário nesse instante, há um truque caseiro que ajudará seu gato a expulsar o veneno que ingeriu. A solução passa por, com a ajuda de uma seringa sem a agulha, introduzir água morna com sal na boca de gato, para que ele a engula. Uma colher de sopa será o suficiente para fazer com que seu gato vomite o veneno. Se sentir necessidade, repita uma ou duas vezes.
    Imagem: academiatododia.com.br
  4. Além da água com sal pode também, da mesma forma, dar-lhe carvão mineral diluído em água. Esta substância tem o poder de absorver toxinas e decerto que irá ajudar. No entanto não exagere na dosagem, uma colher de meia em meia hora será o suficiente. Como alternativa pode dar-lhe um sache ou comprimido de carvão ativado, que facilmente encontra em lojas de animais.
  5. Se suspeita que seu gato se envenenou devido a alguma coisa que consumiu dentro de casa, procure saber de que se trata. Produtos de limpeza, chocolate, bebidas alcoólicas, alho e cola são alguns objetos e alimentos que usamos quase diariamente e que podem envenenar seu gato, por isso deixe-os afastados como se de uma criança se tratasse.
  6. Importa saber que, mesmo que felizmente tenha conseguido salvar seu gato, é possível que ele fique com sequelas para o resto da vida, devido à influência do veneno em seu sistema nervoso central. Desta forma seu gato poderá vir a sofrer de tiques nervosos e convulsões esporádicas.
  7. Se deseja ler mais artigos parecidos a como tratar gatos envenenados, recomendamos que entre na nossa categoria de Gatos ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário