quarta-feira, 8 de abril de 2015

Como faço para tirar carrapatos do meu cachorro?

Tirar carrapatos do cachorro não é exatamente uma coisa muito agradável, mas é bastante necessária. E se você imagina que existe como colocar um produto para que os carrapatos morram imediatamente, sendo assim possível removê-los do cachorro, você está muito enganado. Carrapatos não são apenas insetos nojentos e desagraveis, eles sugam o sangue de nossos cachorros e utilizando suas garras, alojam-se com grande facilidade entre os pelos de nossos cães, tornando a remoção além de complicada perigosa pois se os carrapatos estiverem infectados com micro-organismos, a infecção poderá ser letal para cachorros e pessoas, caso os carrapatos estejam infectados e se a remoção for feita de forma errada, poderá causar algumas doenças graves. Leia este artigo  (Doença do Carrapato -Babesiose e Erliquiose)

Como faço para tirar carrapatos do meu cachorro?

Como tirar carrapatos do cachorro
Como tirar carrapatos do cachorro
Muita gente acredita que colocar azeite ou éter em cima do carrapato pode ser eficaz para tirar carrapatos do cachorro, mas acredite, não é, e pode fazer com que o carrapato libere uma saliva na pele do cachorro que provocará uma irritação na pele.

Então como fazer para tirar carrapatos do cachorro?

A melhor maneira para tirar carrapatos do cachorro é manualmente, coloque luvas de procedimento caso pretenda retirar o carrapato com as mãos. Você também poderá usar uma pinça para agarrar o carrapato pela cabeça que é por onde ele fixa-se na pele do cachorro.
Se o carrapato for pequeno e ainda não tiver inchado com sangue, a remoção é mais simples, caso ele já esteja inchado, você deverá ter muito mais cuidado para não estourar o carrapato, por isso nunca aperte o corpo do carrapato, é no momento que você aperta o parasita que ele libera a saliva e caso isso aconteça e ele esteja infectado pela doença do carrapato, irá infectar seu cachorro, além se provocar uma coceira bem insuportável na pele do animal.
Você também jamais deverá torcer o carrapato enquanto estiver tirando carrapatos do cachorro, ao arrancar eles da pele do cão. A ideia é apenas puxar o carrapato de forma precisa, suavemente e progressivamente, sem movimentos bruscos. Depois de remover o carrapato da pele do cão, coloque o parasita em um vidro cheio de álcool. Se o carrapato for pequeno e não estiver inchado, costumo queimá-los. É bem importante não jogar o carrapato no vaso sanitário, no lixo ou no chão, pois eles não morrem fora do hospedeiro. Estourar o carrapato também não é indicado, pois a fêmea se estiver inchada, liberará no ambiente futuros carrapatos.
Após remover o carrapato da pele do cachorro, limpe muito bem com álcool o lugar onde o carrapato estava alojado. Mesmo assim é possível que fique algum resíduo de saliva dos carrapatos, que acabam ocasionando uma pequena ferida com coceira no local afetado, mas tenha em mente que esta situação acontece ao tirar carrapatos do cachorro, devido a saliva deixada pelos carrapatos e não pelo fato de ter ficado a “cabeça” dele na pele do cachorro, como muitas pessoas acreditam. Na verdade isso é praticamente impossível de acontecer.
Mantenha o carrapato morto preservado em um vidro hermeticamente fechado, rotule o vidro com a data em que foi retirado o carrapato. Isto pode parecer estranho, mas se o seu cachorro adoecer, você poderá utilizar o carrapato para identificar qual a espécie e talvez possa ter alguma utilidade no tratamento de seu cachorro.
Nunca tente tirar carrapatos do cachorro sem usar luvas, ou esmagando-o entre seus dedos. Se você fizer isso, estará colocando sua saúde em risco, além de contaminando novamente o ambiente.  Se o seu cachorro estiver doente e você recentemente encontrou um carrapato nele, procure um veterinário imediatamente. A maioria das doenças transmitidas por carrapatos podem ser tratadas com sucesso se o diagnóstico for feito rapidamente de forma correta. Mas a demora para tratar o cachorro pode ser um grande risco para a vida de seu cachorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário